Pesquisar

Pioneira em qualidade e certificados

selos certificacoes

Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Diferença entre hemodiálise e diálise: entenda o uso dos insumos

Diferença entre diálise e hemodiálise

A Medicina está em constante evolução. Parte dessa necessidade se dá devido à crescente demanda por tratamentos eficazes para doenças graves e, muitas vezes, ainda sem cura. Esse é o caso de muitos problemas renais crônicos, onde a solução está na realização constante de procedimentos como a hemodiálise e a diálise.

Aliás, você sabe qual a real diferença entre hemodiálise e diálise? Se você é um gestor de hospital, clínica ou qualquer outro estabelecimento de saúde, entender como são realizados estes procedimentos é fundamental para garantir o cuidado eficiente dos pacientes. 

Convidamos você a continuar conosco e conhecer a diferença entre hemodiálise e diálise, o que acontece em cada um desses procedimentos e os produtos químicos utilizados. Boa leitura!

Diálise: o que é?

O que é diálise

A diálise é um procedimento médico realizado para remover as toxinas e os resíduos do sangue em pacientes cujos rins não estão funcionando de forma adequada.

Em uma situação normal, os rins são responsáveis por filtrar o sangue e remover as substâncias indesejadas, como a ureia e a creatinina, além de regular os níveis de líquidos e eletrólitos no corpo.

Quando o órgão não consegue mais desempenhar essa função de maneira eficaz, a diálise se torna necessária para ajudar a manter o equilíbrio químico e hídrico do organismo.

E quanto à hemodiálise?

O que é hemodiálise

Hemodiálise é o nome dado a uma forma específica de diálise. Ela envolve o uso de uma máquina, geralmente instalada em ambiente hospitalar, para filtrar o sangue do paciente

Durante a hemodiálise, o sangue é retirado do corpo e passa por um filtro especial, onde ocorre a remoção das toxinas e dos resíduos, sendo devolvido ao corpo posteriormente.

Esse processo é realizado em sessões periódicas em um centro de diálise ou em casa sob supervisão médica.

3 principais diferenças entre hemodiálise e diálise

A hemodiálise é uma forma de diálise, sendo que ambas tem como objetivo principal filtrar o sangue do paciente que está com a função renal comprometida. Vamos conhecer agora algumas diferenças entre os processos:

1. Modalidade de tratamento

A diálise pode ser realizada de duas maneiras: por meio da hemodiálise ou da diálise peritoneal. Quem vai determinar qual o melhor tratamento é o médico responsável pelo paciente.

Na hemodiálise, o sangue é filtrado fora do corpo do paciente (em uma máquina específica). Enquanto isso, na diálise peritoneal a limpeza do sangue ocorre dentro do próprio corpo, utilizando o revestimento do abdômen como membrana.

2. Frequência das sessões

Na hemodiálise, as sessões geralmente são realizadas três vezes por semana em um centro especializado, com duração de aproximadamente quatro horas cada. Já na diálise peritoneal, o paciente realiza o procedimento diariamente em casa.

3. Equipamentos e infraestrutura

A hemodiálise requer equipamentos específicos, enquanto a diálise peritoneal envolve a utilização de um cateter e bolsas de solução.

Conheça os insumos utilizados durante a diálise e hemodiálise

Durante a hemodiálise e a diálise peritoneal são utilizados diferentes produtos químicos para garantir a eficácia e a segurança do processo. Conheça mais sobre eles:

Na hemodiálise

Durante a hemodiálise são usadas duas soluções concentradas, uma de natureza ácida e outra alcalina. 

Enquanto a solução alcalina contém bicarbonato de sódio a 8,4%, que atua como agente tamponante para manter o pH adequado, a solução ácida inclui glicose, eletrólitos e uma pequena quantidade de ácido orgânico. 

Durante a sessão de hemodiálise, as duas soluções são misturadas com água tratada. Desta forma, é possível evitar riscos de precipitação de sais de cálcio ou magnésio, garantindo um pH entre 6,8 e 7,3. 

Na diálise peritoneal

Na diálise peritoneal, uma solução especial é introduzida na cavidade abdominal do paciente por meio de um cateter.

Esta solução contém eletrólitos, como glicose, sódio e cloreto, que ajudam a remover as toxinas e resíduos do sangue por meio da membrana peritoneal.

Conheça a Casa da Química, empresa especializada em insumos para diálise e hemodiálise

Na busca por garantir sempre a melhor qualidade de atendimento aos pacientes com doença renal, é fundamental que os gestores das instituições de saúde estejam familiarizados com as diferenças entre diálise e hemodiálise. Bem como com os produtos químicos essenciais para esses procedimentos.

A CAQ – Casa da Química é uma empresa especializada em oferecer uma ampla gama de insumos de alta qualidade, garantindo segurança e eficácia nos processos de diálise e hemodiálise.

Confie na CAQ – Casa da Química para suprir as necessidades da sua instituição de saúde e proporcione o melhor cuidado possível aos seus pacientes. Conheça nossos insumos químicos para hemodiálise!

Insumos químicos para hemodiálise: clique e solicite um orçamento!