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5 tendências na indústria de alimentos em 2025!

tendências na indústria de alimentos

As tendências na indústria de alimentos desempenham um papel crucial ao direcionar as estratégias do setor, ajudando os negócios a conquistar novos consumidores, mercados e oportunidades.

Pensando nisso, reunimos neste blog 5 das principais mudanças para 2025. Continue a leitura para descobrir quais são!

Por que se atentar às tendências na indústria de alimentos?

A cada início de ano, surgem novas tendências na indústria de alimentos, impulsionadas pelas transformações do mercado e pelas mudanças no comportamento dos consumidores. 

Portanto, manter-se atualizado é crucial para atender às novas demandas e obter uma vantagem competitiva. Isto é, a indústria que souber se adaptar rapidamente a esse novo cenário terá mais facilidade em conquistar novos clientes.

Vale ressaltar que, para 2025, as expectativas são bastante otimistas. Segundo uma pesquisa mencionada pelo portal BHB Food, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) divulgou R$120 bilhões de investimentos até 2026. 

O intuito é contribuir para a modernização no setor alimentício, facilitando o desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais eficiente, inteligente e responsável.

Ou seja, do total, R$75 bilhões serão separados para a expansão de plantas industriais. Já R$45 bilhões serão destinados à pesquisa e inovação. 

Neste contexto, reunimos as 5 principais tendências da indústria de alimentos que deverão dominar o setor em 2025. Confira e prepare-se para se destacar da concorrência!

1. Garantia de qualidade

tendências da indústria

A garantia de qualidade não é bem uma tendência. Afinal, ela é quase que uma necessidade intrínseca da indústria de alimentos, que, portanto, deve se fazer presente a cada novo ano. 

No entanto, o que a torna um ponto de atenção, para 2025, são as crescentes exigências dos consumidores, que, atualmente, estão ainda mais atentos a esse aspecto.

A qualidade está diretamente relacionada às demais tendências que veremos a seguir. 

Por isso, assegurar sua presença desde o início dos processos de produção, como na escolha de insumos químicos, facilitará a implementação das outras práticas.

 Leia também: Controle de pH dos alimentos: essencial para segurança e qualidade

2. Alimentação saudável

A alimentação saudável é mais uma das tendências na indústria de alimentos que vão influenciar a fabricação e os demais processos produtivos. 

Hoje, como resultado da pandemia, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o que estão ingerindo. 

E a expectativa é de que a saúde e o bem-estar permaneçam em foco em 2025, aumentando a busca por uma alimentação mais adequada e nutritiva. 

Isso é considerado um tema urgente para 89% dos brasileiros, conforme dados do Exame. Por isso, 49% deles também já diminuíram o consumo de alimentos processados.

Não por acaso, a alimentação saudável deve crescer US$452,93 milhões até 2027, de acordo com o Correio Braziliense.

Sendo assim, as indústrias que conseguirem oferecer produtos que tragam benefícios à saúde, com qualidade, terão maior potencial para se destacar no mercado.

3. Personalização

Já a personalização diz respeito à possibilidade de produzir em massa produtos feitos sob medida. Isso permite que diferentes alimentos sejam capazes de suprir as necessidades e preferências de diversos consumidores.

É preciso ter em mente que, atualmente, eles estão cada vez mais em busca de experiências autênticas, únicas e encantadoras. O que, é claro, também se reflete nas escolhas de alimentos e bebidas.

Essa tendência impulsiona a fabricação de produtos que atendem a uma variedade de demandas, desde necessidades de saúde até preferências e restrições alimentares. 

E essa vantagem é fundamental para a indústria de alimentos por permitir a conquista de um número maior de clientes.

4. Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das tendências mais latentes do mercado atual. A crescente preocupação com a escassez dos recursos naturais tem levado os consumidores a priorizar indústrias ecologicamente responsáveis. 

Segundo a WGSN, além da conveniência, os clientes buscam produtos que reflitam valores como sustentabilidade, saúde, diversidade, inclusão e respeito à natureza.

Marcas que não incorporam esses princípios e falham em estabelecer uma conexão transparente e respeitosa com o consumidor correm o risco de ser ignoradas.

De acordo com a matéria do Exame já mencionada, 48% dos clientes buscam consumir produtos sustentáveis sempre que possível, e 46% evitam embalagens plásticas.

Nesse cenário, dados citados pela BHB mostram que 89% das empresas industriais já implementaram práticas para reduzir resíduos sólidos. Além disso:

  • 86% otimizam o consumo de energia;
  • 83% melhoram o uso da água.

5. Aplicação da IA em vários pontos da produção de alimentos

IA produção de alimentos

Por fim, uma das principais tendências na indústria de alimentos é a Inteligência Artificial (IA). 

Essa tecnologia pode ser aplicada em diversas etapas da produção, facilitando a implementação de práticas como controle de qualidade, sustentabilidade e personalização em massa (já mencionadas).

Uma das suas maiores contribuições, no entanto, é a previsão de demandas. A IA simplifica a identificação de padrões, permitindo antecipar as necessidades do mercado. 

Isso resulta na otimização de processos e no ajuste das linhas de produção em tempo real. Com isso, será mais fácil alinhar-se às expectativas dos consumidores e às exigências do mercado.

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Algumas dessas tendências podem ser familiares para você, mas isso não diminui a importância delas para o crescimento da sua indústria em 2025. Adote essas práticas para conquistar novos mercados e consumidores. 

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