As tendências na indústria de alimentos desempenham um papel crucial ao direcionar as estratégias do setor, ajudando os negócios a conquistar novos consumidores, mercados e oportunidades.
Pensando nisso, reunimos neste blog 5 das principais mudanças para 2025. Continue a leitura para descobrir quais são!
Por que se atentar às tendências na indústria de alimentos?
A cada início de ano, surgem novas tendências na indústria de alimentos, impulsionadas pelas transformações do mercado e pelas mudanças no comportamento dos consumidores.
Portanto, manter-se atualizado é crucial para atender às novas demandas e obter uma vantagem competitiva. Isto é, a indústria que souber se adaptar rapidamente a esse novo cenário terá mais facilidade em conquistar novos clientes.
Vale ressaltar que, para 2025, as expectativas são bastante otimistas. Segundo uma pesquisa mencionada pelo portal BHB Food, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) divulgou R$120 bilhões de investimentos até 2026.
O intuito é contribuir para a modernização no setor alimentício, facilitando o desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais eficiente, inteligente e responsável.
Ou seja, do total, R$75 bilhões serão separados para a expansão de plantas industriais. Já R$45 bilhões serão destinados à pesquisa e inovação.
Neste contexto, reunimos as 5 principais tendências da indústria de alimentos que deverão dominar o setor em 2025. Confira e prepare-se para se destacar da concorrência!
1. Garantia de qualidade
A garantia de qualidade não é bem uma tendência. Afinal, ela é quase que uma necessidade intrínseca da indústria de alimentos, que, portanto, deve se fazer presente a cada novo ano.
No entanto, o que a torna um ponto de atenção, para 2025, são as crescentes exigências dos consumidores, que, atualmente, estão ainda mais atentos a esse aspecto.
A qualidade está diretamente relacionada às demais tendências que veremos a seguir.
Por isso, assegurar sua presença desde o início dos processos de produção, como na escolha de insumos químicos, facilitará a implementação das outras práticas.
Leia também: Controle de pH dos alimentos: essencial para segurança e qualidade
2. Alimentação saudável
A alimentação saudável é mais uma das tendências na indústria de alimentos que vão influenciar a fabricação e os demais processos produtivos.
Hoje, como resultado da pandemia, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o que estão ingerindo.
E a expectativa é de que a saúde e o bem-estar permaneçam em foco em 2025, aumentando a busca por uma alimentação mais adequada e nutritiva.
Isso é considerado um tema urgente para 89% dos brasileiros, conforme dados do Exame. Por isso, 49% deles também já diminuíram o consumo de alimentos processados.
Não por acaso, a alimentação saudável deve crescer US$452,93 milhões até 2027, de acordo com o Correio Braziliense.
Sendo assim, as indústrias que conseguirem oferecer produtos que tragam benefícios à saúde, com qualidade, terão maior potencial para se destacar no mercado.
3. Personalização
Já a personalização diz respeito à possibilidade de produzir em massa produtos feitos sob medida. Isso permite que diferentes alimentos sejam capazes de suprir as necessidades e preferências de diversos consumidores.
É preciso ter em mente que, atualmente, eles estão cada vez mais em busca de experiências autênticas, únicas e encantadoras. O que, é claro, também se reflete nas escolhas de alimentos e bebidas.
Essa tendência impulsiona a fabricação de produtos que atendem a uma variedade de demandas, desde necessidades de saúde até preferências e restrições alimentares.
E essa vantagem é fundamental para a indústria de alimentos por permitir a conquista de um número maior de clientes.
4. Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma das tendências mais latentes do mercado atual. A crescente preocupação com a escassez dos recursos naturais tem levado os consumidores a priorizar indústrias ecologicamente responsáveis.
Segundo a WGSN, além da conveniência, os clientes buscam produtos que reflitam valores como sustentabilidade, saúde, diversidade, inclusão e respeito à natureza.
Marcas que não incorporam esses princípios e falham em estabelecer uma conexão transparente e respeitosa com o consumidor correm o risco de ser ignoradas.
De acordo com a matéria do Exame já mencionada, 48% dos clientes buscam consumir produtos sustentáveis sempre que possível, e 46% evitam embalagens plásticas.
Nesse cenário, dados citados pela BHB mostram que 89% das empresas industriais já implementaram práticas para reduzir resíduos sólidos. Além disso:
- 86% otimizam o consumo de energia;
- 83% melhoram o uso da água.
5. Aplicação da IA em vários pontos da produção de alimentos
Por fim, uma das principais tendências na indústria de alimentos é a Inteligência Artificial (IA).
Essa tecnologia pode ser aplicada em diversas etapas da produção, facilitando a implementação de práticas como controle de qualidade, sustentabilidade e personalização em massa (já mencionadas).
Uma das suas maiores contribuições, no entanto, é a previsão de demandas. A IA simplifica a identificação de padrões, permitindo antecipar as necessidades do mercado.
Isso resulta na otimização de processos e no ajuste das linhas de produção em tempo real. Com isso, será mais fácil alinhar-se às expectativas dos consumidores e às exigências do mercado.
Invista agora nas tendências da indústria de alimentos!
Algumas dessas tendências podem ser familiares para você, mas isso não diminui a importância delas para o crescimento da sua indústria em 2025. Adote essas práticas para conquistar novos mercados e consumidores.
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